.Balance
Skip
  • Hanging Challenge: Movimento natural em família

Hanging Challenge: Movimento natural em família

Joana Moinho - Osteopata

Joana Moinho

Osteopata

Apesar das nossas capacidades de exercício não se terem alterado desde os nossos antepassados Paleolíticos, nós fomos engenhosamente preparados para que os movimentos funcionais de suspensão, bem como a nossa capacidade de carregar cargas muito pesadas, se encaixem na nossa vida moderna. Os nossos corpos estão a pagar este preço. Assiste-se a um aumento dos índices de osteoporose, osteopenia e sarcopenia, assim como problemas de ombros e coluna que são atribuídos arbitrariamente à fraqueza muscular e desequilíbrios osteo-articulares. Em 2006, aproximadamente 7,5 milhões de pessoas foram tratadas devido a lesões nos ombros e 8 em cada 10 pessoas irão experienciar um episódio de dor na sua coluna ao longo da sua vida.

 

 

Então, de que forma, poderemos integrar o hanging (suspensão) no teu programa de exercício diário?

 

 

Os nossos corpos estão geneticamente desenhados para este tipo de movimentos. Paleoantropologistas suspeitam que o bipedismo nos humanos está diretamente correlacionado com o movimento de oscilação e suspensão em vez do andar. Basta olhar para os bebés dos dias de hoje. O reflexo de preensão palmar que permite agarrar um dedo é o mesmo mecanismo que os nossos ancestrais colectores utilizavam para agarrar um ramo. De facto, os bebés são fortes o suficiente durante os seus primeiros seis meses de vida para se suspenderem com o peso total do seu corpo numa barra. O reflexo de preensão começa a desaparecer aos seis meses de idade, no entanto, investigadores sugerem que é apenas a falta de estimulação desta capacidade que inibe a sua manutenção e desenvolvimento. Por esta razão, apenas, devemos encorajar a nossas crianças a suspenderem-se nos seus braços e divertirem-se nestas posições.

 


 

 

Por onde começar?

 

Deves, antes de iniciar este programa, certificar-te com o teu personal trainer/coach ou fisioterapeuta de referência, que não apresentas qualquer contra-indicação a este programa.

 

Começa por adicionar a postura isométrica de suspensão na tua rotina de exercício algumas vezes por semana, mantendo esta postura por 7 minutos, os quais serão cumulativos. Podes iniciar ciclos de 30 segundos, 1 minuto ou 2 minutos. O importante e o resultado cumulativo. Instala uma barra de suspensão em tua casa e torna-o um desafio em família!

 

 

 

Hanging Passivo

 

Começa por manter a posição numa barra com as tuas mãos à largura dos teus ombros, completamente esticados. Nesta posição passiva, os ombros devem estar completamente relaxados e próximos das orelhas. Idealmente deves suportar o peso do teu corpo.

 

 

 

Hanging ativo

 

Da posição passiva acima, retrai as tuas omoplatas para trás e no sentido do chão. Volta à posição passiva e repete o exercício pelo menos 15 vezes.

 

 

Procura introduzir estes hábitos em família e dado estarmos numa época de prendas, uma monkey bar poderá ser uma sugestão interessante de presente para tornar mais funcional e ativa a nossa sedentária vida moderna.

Comentários

Gostaste
deste artigo?

Queres mais novidades?Subscreve já a nossa newsletter!

Not so fast!Tens de preencher com o teu email.

Not so fast!Tens que inserir um endereço de email válido.

Bem-vinda ao Clube NVY!A partir de agora, falamos todas as manhãs contigo.

Something went wrong!Não deixes de subscrever à NVY! Tenta outra vez dentro de momentos.