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Começa o ano com uma dieta de movimentos nutritivos

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  • Começa o ano com uma dieta de movimentos nutritivos

Começa o ano com uma dieta de movimentos nutritivos

Joana Moinho - Osteopata

Joana Moinho

Osteopata

O posicionamento repetitivo é um problema recorrente. O maior de todos prende-se com a posição de sentado na cadeira, horas incontáveis. Começar por te sentares de diferentes formas, poderá evitar desconfortos e alterações posturais graves.

 

Por exemplo, alterna entre sentar-te na ponta em vez de encostada às costas da cadeira, sentar-te no chão em vez de no sofá. Esta última, permite ativar diferentes músculos do core em vez de “derretermos” nesta postura destrutiva.

 

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Para nos começarmos a mexer de forma variada, completa e nutritiva, recomenda-se o uso de um calçado minimalista que permita ao corpo mover maior número de áreas corporais. Quando utilizamos calçado barefoot ou com uma restrição minimalista, conseguimos ativar diferentes grupos musculares, ao contrário dos ténis e calçado tradicionais.

 

 

O movimento nutritivo

 

O movimento nutritivo é um outro conceito, desenvolvido pela especialista em Biomecânica Katy Bowman, que gostaria que integrasses no teu dia-a-dia. Segundo esta autora, o nosso corpo adapta-se ao que faz com maior frequência e não às nossas melhores intenções.

 

Partilho um vídeo excecional que representa quais os movimentos diários que nos poderão dar uma variabilidade e qualidade de informação sensorial e muscular ao nosso corpo, em detrimento dos nossos movimentos empobrecidos e repetitivos que nos habituámos desde que aprendemos a nos sentar numa cadeira.

Se fores como a maioria das pessoas, o teu corpo adapta-se a certos movimentos e a certas posturas mantidas repletas de repetição. Mesmo que te exercites regularmente no ginásio, o teu corpo terá desenvolvidos diversas zonas de fraqueza.

 

O primeiro passo será avaliar que áreas do teu corpo que não se estão a mover de forma adequada e a partir daí, determinar ações corretivas, através de exercícios de correção ou alterando a forma como te moves e te posicionas durante o dia.

 

 

 

Escolhe mobilidade em vez de comodidade

 

Acrescentar mais movimento às nossas vidas é certamente mais fácil durante os períodos em que podemos andar. Quando andamos de uma sala para outra, podemos fazer alguns walking lunges, o qual não exije qualquer tempo extra. Quando passamos por uma porta podemos aproveitar e esticar os nossos braços e tocar na ombreira da porta e ficar uns segundos. Fazer overhead squats enquanto esperamos pelo metro ou numa fila. Introduz frescura e ideias arrojadas no teu local de trabalho e sugere a introdução das walking meetings,  ou caminha enquanto falas ao telefone. Simples iniciativas que irão nutrir o teu corpo e prevenir dor/desconfortos e lesões.

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