NVY
Skip
  • Com ou sem barba?

Com ou sem barba?

Pouco falamos sobre eles aqui, mas a comemoração do Dia Mundial da Barba traz a justificação perfeita para que o invertamos.

 

 

Analisando a generalidade dos rostos masculinos, a barba tem estado cada vez mais presente. Hoje, é inevitável que, passeando pelas ruas, te cruzes com os mais diversos feitios e tamanhos de barba – das densas e compridas, tipicamente associadas ao estilo hipster, às mais aparadas e desenhadas, que denotam uma particular atenção estética. Contudo, se analisarmos pelo aspeto evolucionista, ela não tem qualquer efeito prático. Ainda assim, ganhou relevância e tornou-se muito mais que um acessório (daqueles quase obrigatórios).

 

 

 

 

Significados

 

Para umas culturas representa masculinidade. Outras maioridade, e até há uma vila sueca que afasta os homens sem barba, durante 24 horas, e obriga-os a passar esse período numa floresta.

barba5

 

 

Significados à parte, ela é como os acessórios, as cores ou os cortes. Ciclicamente, discute-se se está ou não na moda, se é ou não atraente. Contudo, tendência ou não, um estudo recente conclui que a maioria dos homens opta por usá-la não por pressões estéticas, nem tão pouco para agradar os olhos femininos, que tanto se julga que as apreciam. Este estudo revela que a maioria a deixa crescer para maximizar o seu estatuto entre os outros homens. Ela é um extra que os faz sentir mais fortes e agressivos, na sua apresentação.

 

 

Quanto ao gosto das mulheres pela barba masculina, os estudos contradizem-se. Há os que revelam que elas elegem homens com barba, mas também há os que afirmam que elas preferem um look barbeado. A falta de consistência nesta matéria permite-nos concluir que ela significa mais para os homens que propriamente para as mulheres.

 


E para ti… Com ou sem barba?

Comentários

Gostaste
deste artigo?

Queres mais novidades?Subscreve já a nossa newsletter!

Not so fast!Tens de preencher com o teu email.

Not so fast!Tens que inserir um endereço de email válido.

Bem-vinda ao Clube NVY!A partir de agora, falamos todas as manhãs contigo.

Something went wrong!Não deixes de subscrever à NVY! Tenta outra vez dentro de momentos.